Conteúdo


A segunda temporada contou com três episódios focados no tema mercado livre de energia. Confira abaixo como foi:

Moderadora: Priscila Brandão


Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, durante 25 anos trabalhou como repórter dos principais telejornais da TV Globo, além de ter sido apresentadora do ‘Bom dia Rio” e RJTV2.

Âncora: Marcio Trannin


Diretor Presidente da Sunco Capital LATAM, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, engenheiro mecânico pela UERJ, pós-graduado em Finanças pelo IBMEC. Acumula 24 anos de experiência no setor elétrico.

Tema:

Solar no mercado livre de energia: a nova fronteira


Conheça os principais players desse segmento, quais são as oportunidades e as diferenças em relação ao mercado regulado.

Ricardo Barros – Head of Country da Lightsource BP


Ricardo Barros têm background como diretor de empresas de energia elétrica, com mais de 10 anos de experiência no mercado de energia renovável, especialmente eólica e solar. Atualmente, além de ser Head of Country da Lightsource BP, também é VP de Geração Centralizada da ABSOLAR.

Alecio Barreto – CEO da Carpe Vie


Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu o título de mestre e doutor em engenharia elétrica na área de Processamento da Energia pela UFPB. Possui MBA em Aspectos Institucionais do Setor Elétrico pelo IAG/PUC-Rio.

Possui 26 anos de experiência profissional na área de estudos elétricos e 13 anos de experiência como engenheiro especialista no ONS, trabalhando na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Desde 2003 é sócio/CEO da Carpe Vie Engenharia Ltda, atuando na execução de estudos e gestão de processos associados às etapas de estudos de “margem” para escoamento de geração (prospectivos), parecer de acesso, pré-operacionais e integração de usinas eólicas e solares, na Rede Básica do SIN e rede de distribuição.

Pedro Vaquer – CEO da Solatio


 

Tema:

O mercado já começou: cases e oportunidades


Acompanhe o debate a respeito do cenário atual do mercado livre de energia e a discussão dos especialistas sobre os principais cases brasileiros.

Gustavo Vajda – Business Development Director e Country Manager da Canadian Solar


Tem experiência em atuação em desenvolvimento de negócios, gerenciamento de projetos, vendas, engenharia de aplicação, estudo de viabilidade, planejamento energético, project finance, gestão de contratos, construção, manutenção e gestão de empreendimentos na área de serviços de valor agregado a energia e desenvolvimento de soluções energéticas.

Responsável pelo desenvolvimento de grandes projetos de energia fotovoltaica, com foco na preparação técnica, regulatória, financeira e logística.

Engenheiro Eletricista formado pela UNICAMP, com especialização em Gestão de Projetos, formação Six Sigma Black Belt e MBA em finanças pela FIA.

Gustavo Checcucci – Diretor de Energia da Braskem


Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especialização em Energia pela Universidade Salvador (UNIFACS), MBA pela Ibmec Business School e formação em gestão executiva pela Harvard Business School (AMP).

É diretor de Energia da Braskem há 7 anos e integrante da companhia desde 2005. Atualmente, o executivo é responsável pela gestão e comercialização de todos os energéticos no Brasil, incluindo a compra e venda de energia elétrica, em especial energia renovável, e pela compra de gás natural, além de desenvolver oportunidades de negócios que possam proporcionar uma matriz energética mais limpa e o aumento da eficiência energética nas unidades industriais. Possui uma função de liderança global do tema energia com reportes nos demais países onde a Braskem atua.

Josiane Palomino – Diretora de Gestão de Geradores e GD da Comerc Energia


É Diretora de Gestão de Geradores e Geração Distribuída da Comerc Energia, além de membro do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Economista de formação e mestre em Economia Aplicada – ambos pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Tem mais de 10 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, notadamente em regulação, regras e procedimentos de comercialização aplicáveis a geradores de energia elétrica participantes do ACR e do ACL.

Tema:

Fazendo acontecer


No último episódio da temporada, os especialistas direcionaram os participantes a entender os novos mecanismos e riscos do financiamento, onde encontrar recursos para os projetos e como tomar uma decisão.

Camila Ramos – Diretora da CELA


Especialista em energia renovável com 16 anos de experiência na América Latina nos setores de energia solar, eólica e bioenergia, com foco nas áreas de estratégia, política, captação de recursos e mecanismos de financiamento.

Diretora da CELA (Clean Energy Latin America) e VP de Financiamento da ABSOLAR.

Leonardo Alonso – Gerente do Departamento de Energia Elétrica do BNDES


É gerente do Departamento de Energia Elétrica do BNDES, onde trabalha desde 2003. Além do setor de energia, foi gerente do Departamento de Logística por seis anos.

Graduado em Ciências Contábeis em 1995 pela UERJ e mestre em Economia pela UCAM. Possui ainda especialização em Mercado de Capitais (FGV), Finanças Corporativas (FGV) e Desenvolvimento Econômico (UFRJ).

Raphael Gomes – Sócio da área de Energia e Recursos Naturais da Demarest


Sócio da área de Energia do escritório Demarest Advogados e possui 20 anos de experiência dedicada ao Setor Elétrico.

Após ter atuado durante sete anos no Grupo Endesa/ENEL, exerceu durante diversos anos o cargo de Gerente Jurídico-Regulatório na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. É membro efetivo da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP (desde 2012) e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudo do Direito de Energia – IBDE.

Parceiros


Contato


Para dúvidas e informações a respeito de parcerias, entre em contato com a nossa equipe:


Telefone: (11) 3197-4560


E-mail: eventos@absolar.org.br